terça-feira, 28 de outubro de 2008

Aula 6 - Traçados ordenadores. Nº de Ouro

A delimitação das superfícies: o quadro, o enquadramento e a moldura.
A integração da Pintura na arquitectura e a sua autonomia.
O campo visual de Alberti e a pirâmide visual.
O entendimento da luz e a perspectiva.
O renascimento e o cubismo; a janela e o muro. A Section d’Or
As superfícies lancetadas, polilobadas, circulares (tondo), quadradas, rectângulres.
Polípticos (tríptico, díptico) e retábulos.
O todo e a relação entre as partes nas prioridades de leitura. O movimento, o tempo e a narrativa.
Traçados ordenadores do rectângulo: medianas, diagonais e centros.
As proporções rítmicas entre os lados do rectângulo.
Os pontos e as linhas explícitas e implícitas.
A regra de oiro, a divina proporção e a secção de ouro: da crença à metáfora.
Bibliografia:
GHYKA , Matila, Le Nombre d’Or, Paris, Gallimard, 1927, ET 5/49 [FBAUL].
BOULEAU, Charles, La Geometrie Secrete des Peintres, Paris : Le Seuil, 1963, P 2/42 [FBAUL].
LAWLOR, Robert, Sacred geometry, philosophy and practice, London Thames and Hudson, 1982, Est. N, P. 2/19 [ULMC].
PACIOLI, Luca, La Divina proporción, Madrid, Ediciones Akal, 1987, UDC 74.01 [FBAUL].