sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Suportes e formatos

«A acção pictural exerce-se sobre um suporte e recebe elementos estruturantes. Estes elementos agrupam-se segundo três componentes: as componentes visuais constituídas pelo ponto, linha, cor, textura e luz, as componentes cognitivas, sejam narrativas, sensíveis, ideológicas ou antropológicas e as componentes físicas, que orientam o produtor na procura do suporte cuja superfície possua as condições ideais para a realização da obra.
Sendo os componentes visuais os mesmos no espaço global da Pintura (o ponto, a linha, cor, a textura e a luz), o modo de os articular ou expressar numa composição é francamente diferenciado.
As narrativas, as sensibilidades, as ideologias e todas as questões enquadráveis no âmbito da antropologia condicionam as opções estéticas e os modos de fazer, porque através de um pensamento criativo individual ou colectivo, conforme os casos, determinam as particularidades em cada obra. Esta componente ocasiona diferenças formais tão grandes como as que se podem facilmente perceber entre as coisas feitas no espaço da cultura ocidental e as coisas feitas no espaço da cultura oriental...» (Para ler o texto na integra clique aqui)