terça-feira, 23 de setembro de 2008

BIBLIOGRAFIA

A bibliografia que se segue é um documento de apoio para consulta e referência. Está organizada segundo os capítulos do programa da disciplina e, nestes, por ordem alfabética, sem separar textos de publicações periódicas.
Podem ainda ser facultadas informações sobre outras obras de consulta incluindo fontes digitais, sob coordenadas fornecidas nas aulas, bem como textos de apoio.

Obras Gerais

AA.VV., Art in Theory 1900-1990 – An Anthology of Changing Ideas, edited by Charles Harrison, and Paul Wood, Blackwell, Oxford and Cambridge, 1995.
AA.VV., Theories and Documents of Contemporary Art, edited by Kristine Stiles and Peter Selz, Berkley, Los Angeles, Londres, University of California Press, 1996.
AA.VV., Didáctica da Educação Visual, coordenação Rocha de Sousa, Lisboa, Universidade Aberta, 1995.
ARDENNE, Paul, Art – L’Art Contemporain – Une Histoire des arts plastique à la fin du XXe siècle, Paris, Editions du Regard, 1997.
ARGAN, Giulio Carlo, Historia da Arte Moderna, Florença, Sansoni, 1986.
ECO, Humberto, Como se faz uma tese em ciências humanas, [1977], Lisboa, Presença, 1988.
FORMAGGIO, Dino, Arte, Lisboa, Presença, 1985.
FOSTER, Hal, Compulsive Beauty, Cambridge, Londres, MIT Press, 1993.
FOSTER, Hal, The return of the Real, Cambridge, Londres, MIT Press, 1996.
GOMBRICH, Ernest, Arte e Ilusão, São Paulo, Martins Fontes, 1986.
KEPES, Gyorgy, Education of vision, Londres, Studio Vista, 1965.
KRAUSS, Rosalind, The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Miths, [1986], Cambridge, Londres, MIT Press, 1997.
READ, Herbert, História da Pintura Moderna, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1980.
SOUSA, Rocha (coordenador), SABINO, Isabel, FERRÃO, Hugo, Composição e Forma Visual, Lisboa, Universidade Aberta, (no prelo).

Parte I

AA.VV., Oú est passe la Peinture?, Art Press / ed spécial hors série, Paris, 1995.
ALMEIDA, Bernardo Pinto, Quatro Movimentos de Pele I, Porto, Campo das Letras, 2002.
ALMEIDA, Bernardo Pinto, Quatro Movimentos de Pele II, Porto, Campo das Letras, 2004.
Bell, Julian, What is Painting?, Londres, Thames and Hudson, 1999.
BOIS, Yves-Alain, Painting as model, Cambridge, Massachusetts, MIT Press, 1990.
BRANCO, Rosa Alice, O que falta ao mundo para ser quadro, Porto, Limiar, 1993.
BRYSON, Norman, Vision and Painting, The logic of the Gaze, Londres, McMillan Press, 1983.
BRYSON, Norman, Looking at the Overlooked - Four Essays on Still-life Painting, Cambridge e Londres, MIT Press, 1990.
BUCHLOH, Benjamin, «Ready made, photography and painting» [1977], in Neo-Avangarde and the Culture of Industry: Essays on European and American Art from 1955 to 1975, Cambridge e Londres, MIT Press, 2000.
BUCHLOH, Benjamin H. D., “From the aesthetic of administration to institutional critique (some aspects of conceptual art 1962-1969)», em AA. VV., L’art Conceptuel: Une Perspective, ARC / Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 1989.
DUVE, Thierry du, Kant after Duchamp, Cambridge e Massachusetts, MIT Press, 1996.
ECO, Humberto, Obra Aberta, São Paulo, Perspectiva, 1976.
CRIMP, Douglas, «The End of Painting», October, nº 16, 1981.
GREENBERG, Clement, «Modernist Painting», «The Collected Essays and Criticism», vol 4: Modernism with a Vangeance 1957-1969, ed John O’Brien, Chicago, University of Chicago Press, 1993.
GREENBERG, Clement, The Collected Essays and Criticism: Perceptions and Judgements, 1939-1944, Vol. 1 (org. de Jonh O’Brian, Vol. 1 a Vol. 4), Chicago, Londres, The University of Chicago Press, 1986.
GOLDSTEIN, A Minimal Future? Art as Object 1958 – 1968, Los Angeles, MoCA; The MIT Press, 2004.
JOACHIMEDES, C. M., ROSENTHAL, N., SEROTA, N., (Edit), «A new Spirit in Painting», in Catálogo da Exposição na Royal Academy of Arts, Londres, 1981.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (coordenação), La Peinture, Paris, Larousse-Bordas, 1997.
MC EVILLE, Thomas, The Exile’s Return: Towards a Redefinition of Painting for the Pos Modern Era, Nova Iorque, Cambridge University Press, 1993.
PLEYNET, Marcelin, La Enseñaza de la pintura, Barcelona, Gustavo Gill, 1978.
PODRO, M, Depiction, New Haven and London, Yale University Press, 1998.
RICHTER, Gerhard, The Daily Practice of Painting – Writings and Interviews 19762-1993, Londres, Thames and Hudson / Anthony D’Offay Gallery, 1995.
SABINO, Isabel, A Pintura depois da Pintura, Lisboa, FBAUL, 2000.
SOURIAU, Étienne, La Correspondance des Arts: Elements d’Estéthique Comparé, Paris, Flammarion, 1969.

Parte II

A.A.V.V, Art and the Tectonic. London: Art & Design/Academy Editions, 1990.
NOEL, Emile (coord.), A Simetria. Mem Martins: Publicações Europa América, 1992.
A.A.V.V, Painting in the Age of Artificial Intelligence. London: Art & Design/Academy Editions, 1996.
A.A.V.V., Coord.TIMMER, Petra, Where colour plays a distinctive role... - Sikkens Award. Blaricum: V+K Publishing, 1997.
ALBERTI , Leon Batista, Della Pittura. Bari: Grayon , 1973.
ALBERS, Josef, La interacción del color. Madrid: Alianza Editorial, 1984.
ALDEMIRA, Varela, A Pintura na teoria e na prática. Lisboa: Edição do autor, 1961.
ALDEMIRA, Varela, Estudos Complementares de Pintura. Lisboa: Livraria Portugal, 1970.
BACHELARD ,Gaston, A Poética do Espaço. S. Paulo: Martins Fontes , 1993.
BALL, Philip, Bright Earth – Art and the invention of color [2001]. Chicago: The Chicago University Press, 2003.
BAUDSON, Michel, L’Art et le Temps – Regards sur la quatrième dimension. Bruxeles : Albin Michel, 1985.
BERGER, René, Découverte de la Peinture. Verviers : Marabout Université, 1969.
BOULEAU, Charles, La Geometrie Secrete des Peintres. Paris : Le Seuil, 1963.
BRUSATIN , Manlio, Storia dei Colori. Torino: Einaudi, 1983.
BRUSATIN , Manlio, Histoire de la ligne [1993]. Paris: Flammarion, 2002.
CARVALHO E SAMPAYO, Diogo de, Tratado das cores, 1787.
CARVALHO E SAMPAYO, Diogo de, Dissertação sobre as cores, Breve Tratado da Composição Artificial das cores. 1788
CARVALHO E SAMPAYO, Diogo de, Memória sobre a Formação Natural das Cores, 1791.
CLEYET-MICHAUD , Marius, Le Nombre d’Or. Paris: P.U.F. , 1985.
COLE, Alison, Perspective, London: Eyewitness Art / Dorling Kindersley Book, 1992.
DAMISCH, Hubert, L’ Origine de la Perspective. Paris: Flammarion, 1987.
DELEUZE, Gilles, L’Image-Mouvement. Paris : Minuit ,1983.
DELEUZE, Gilles, L’Image-Temps. Paris : Minuit ,1985.
DELEUZE, Gilles, Le Pli. Lebniz et le baroque. Paris : Minuit ,1988.
DUFRESNOY, Carlo Alfonso, L’Arte della Pittura. Roma, 1775.
GAGE, John, Color y cultura, Madrid : Ediciones Siruela, 1993.
GHYKA , Matila, Estética das Proporções na Natureza e na Arte. Aires: Poseidon Buenos
GHYKA , Matila, Le Nombre d’Or. Paris: Gallimard, 1927.
GHYKA , Matila, The Geometry of Art and Life. London New/York: Dover Publications, 1977.
GOMBRICH, Ernest, The Sense of Order, London: Phaidon Press, 1984.
GORE , Frederick, Painting: Some basic principles . London: Studio Vista, 1965.
HALL , Edward T., A Dimensão Oculta. Lisboa: Relógio d’Água, 1986.
HALL , Edward T., A Dança da Vida - A Outra Dimensão do Tempo. Lisboa: Relógio d’Água, 1996.
ITTEN, Johannes, Art de la Couleur. Paris : Dessain et Tolra, 1973.
ITTEN, Johannes, L’étude des oeuvres d’art. Paris : Dessain et Tolra, 1990.
IVINS, William M. Jr., Art & Geometry, A Study in Space Intuitions [1946]. New York: Dover Publications, 1964.
KANDINSKY, Wassily, Cursos de la Bauhaus. Madrid: Alianza Editorial, 1983.
KANDINSKY, Wassily Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70, 1987.
KENT , Sarah, Composition. London: Eyewitness Art/ Dorling Kindersley Book , 1995.
KEPES , Gyorgy, Module, Symmetry, Proportion. London: Studio Vista, 1966.
KEPES , Gyorgy, The Nature of Art and Motion. London: Studio Vista, 1965.
KLEE, Théorie de l’art moderne. Paris: Éditions Denöel, 1998.
KÜPPERS, Harald, Fundamentos de la teoria de los colores. Barcelona: Gustavo Gilli, 1978.
MARCOLI, Attilio, Teoria del Campo I, 1978.
MARCOLI, Attilio, Teoria del Campo II, Firenze: Sansoni, 1980.
MASSIRONI, Manfredo, Ver pelo Desenho. Edições 70: Lisboa, 1983.
MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et Immatérielle de l’Art Moderne [1994]. Paris : Larousse, 2004.
MILMAN, Miriam, Architectures peintes en trompe l’œil. Skira: Genève, 1992.
MILMAN, Miriam, Le trompe l’oeil. Skira: Genève, 1992.
MOLES, Abraham, Psicologie de l’Espace. Paris : Casterman ,1978.
NUNES, Filippe, Arte da Pintura, Symetria e Perspectiva. 1767.
PACIOLI, Luca, La Divina proporción. Madrid: Ediciones Akal, 1987.
PANOFSKY, Erwin, La Perspectiva como Forma Simbolica. Barcelona: Tusquets Editores ,1985.
PASTOUREAU, Michel, Dicionário das cores do nosso tempo. Lisboa: Editorial Estampa, 1993.
RIBEIRO, António Pinto, Por exemplo a cadeira – ensaio sobre as artes do corpo. Lisboa: Cotovia, 1997.
SEGUIN, Louis, L’Espace du cinéma (Hors-champ, Hors-d’oeuvre, hors-jeu). Toulouse: Éditions Ombre, 1999.
STOICHITA, Victor I., A Short History of the Shadow. London: Reaktion Books, 1997.
PUTTFARKEN, Thomas, The Discovery of Pictorial Composition. Yale University Press: Yale, 2000.
WITTGENSTEIN , Ludwig, Anotações sobre as Cores. Edições 70: Lisboa 1989.
WÖLFFLIN, Heinrich, Conceitos Fundamentais de História de Arte [1864]. S. Paulo: Martins Fontes, 1996
VAN LIER, Henri , Les Arts de l’Espace. Casterman: Paris ,1971.
VINCI, Leonardo da, The Notebooks of Leonardo da Vinci. Oxford Oxford University Press, 1986.