«....Nesse contexto, vivendo eu deslumbrado pelas coisas raras da abertura a novos valores, embora submerso nas águas opacas da mais reles contingência, Mário Dionísio foi para mim o professor de estética que não tive, o mestre da oficina pensante que não havia, o cientista da arte, em suma, que certos teóricos afrancesados fingiam ser, intérpretes de uma retórica afinal simplista e de modelos aí conquistados, onde a crítica ia fixar o seu abusivo reinado. A PALETA E O MUNDO começara entretanto a circular de mão em mão. Dava-nos a ver, pelo ritmo da sua escrita calorosa e pela vivacidade das suas ideias, um projecto capaz de englobar a obra de arte simultaneamente no espaço das suas especificidades e na perspectiva inalienável da sua função social. Ao contrário das poucas vozes que já se fixavam, em nome da descoberta e da liberdade, nas cúpulas de cada tendência (isto é: dos novos dogmas), Mário Dionísio desfazia os nós dessa vontade de exclusão, desse estreitamento redutor, desse apelo à mitologia local e à igreja onde os valores integram finitudes obscuras, quase nunca um decisivo discurso para o futuro...»
Lisboa: Publicações Europa-América, Vol I [índice], 1956, Vol II [índice],
1962, orientação gráfica de Maria Keil
Índice Geral
Volume I
PREFÁCIO
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9
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PRIMEIRA PARTE: EXPRESSÃO E COMPREENSÃO
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Chamemos-lhe Divórcio
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29
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A Ciência contra a Arte?
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46
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Os Caprichos Têm Data
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60
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Um Mundo dentro do Mundo
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71
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Da Árvore à Estátua
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82
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Mãos Que Constroem Sonhos
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94
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Não Se Pode Copiar
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104
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A Beleza E Difícil
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114
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Conteúdo e Forma
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134
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Visita à Oficina
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146
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Olhar e Ver
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175
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SEGUNDA PARTE: PRESTIGIO E FIM DUMA ILUSÃO
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A Própria Substância dos Objectos
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181
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Revolução e Compromisso
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208
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O Sono 'da Razão Engendra Monstros
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236
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O Horrível Está em Toda a Parte
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257
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Tu Próprio Es o Assunto
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270
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Outros Homens, Outros Temas
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299
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Não Vejo o Que Sejam Anjos
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320
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Da Bola de Bilhar ao Baralho de Cartas
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346
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Os Sortilégios da Luz
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361
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Como o Pássaro Canta
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384
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NOTAS E ÍNDICES
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Notas
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393
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Índice dos Nomes Citados
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415
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índices das Ilustrações
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423
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Índice Geral do Volume II
TERCEIRA PARTE: OS PRIMEIROS PINTORES MALDITOS
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Desencontros
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9
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Nos Umbrais da Solidão
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50
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Um Prato com Maçãs ou a Virgindade do Mundo
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75
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Um Pássaro Preso na Primavera
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108
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Para Mais Longe do Que os Cavalos do Pártenon
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149
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QUARTA PARTE: DURANTE AS GRANDES TEMPESTADES
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French-Cancan e Música de Câmara
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195
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As Pontes Cortadas
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227
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Sorrir e Gritar
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243
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Analisar, Reconstruir
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361
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Abstrair
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411
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Enquanto os Canhões Troam
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440
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A Paz a Branco e Negro
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460
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Recusa e Intervenção
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495
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A Omnipotência do Sonho
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497
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Ao Serviço de
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519
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Na Hora do Abstracto
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561
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CONCLUSÃO
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575
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NOTAS E ÍNDICES
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Notas
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583
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Índice dos Nomes Citados
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606
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Índice das Ilustrações
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61
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