COMPOSIÇÃO
PROGRAMA 2013 2014
1. > Conteúdos programáticos
1.
Materialidade e imaterialidade. Gestos, matéria, técnicas
e suportes.
2.
A superfície. Limites e formatos. A geometria do plano,
do formato aos traçados ordenadores. Alberti e as harmonias musicais. Pacioli,
a regra de ouro e as séries de Fibonacci. Composições dinâmicas. Simetria,
proporção e equilibro na superfície.
3.
A cor. Materialidade, história e simbólica. Luz e
claro-escuro. Harmonia. A
cor e o desenho.
4. O espaço. Da
superfície ao espaço. Perspectivas, geometrias e conceitos de espaço. Continuidade e
descontinuidade. Movimento. Tempo. Ritmo, repetição e diferença.
2. > Objectivos da unidade
curricular e competências a adquirir
A disciplina
de Composição I constitui a primeira parte da componente teórica mais
específica da licenciatura de Pintura e mais íntima da concepção e
desenvolvimento do projecto pictórico. O seu território de conhecimento é
definido pelos limites ontológicos da
Pintura, como entidade com a configuração que a criação artística actual
lhe confere.
Cumprindo uma
vocação complementar ao desenvolvimento da actividade projectual pictórica, os
domínios fundamentais desta disciplina integram acções que visam compreender a
estrutura física e conceptual da obra pictórica, perceber quais são os
elementos específicos da composição da Pintura, tomar consciência dos diversos
processos de composição pictórica em função do tempo, dos lugares e de cada individualidade,
relacionar o pensamento criativo com o fazer que se manifesta em muitos
trabalhos teóricos de pintores e ajudar cada aluno a encontrar um espaço profissional
próprio na área que o conhecimento da Pintura envolve.
3. > Bibliografia
Geral:
AA.VV.,
The Triumph of Painting, Londres,
Saatchi Gallery, 2005.
Tony
Godfrey, Painting Today, Londres,
Phaidon, 2009.
Geometrias:
NOEL, Emile (coord.), A Simetria. Mem Martins:
Publicações Europa América, 1992.
ALBERTI , Leon Batista, Della Pittura. Bari:
Grayon , 1973.
BERGER, René, Découverte de la Peinture. Verviers
: Marabout Université, 1969.
BOULEAU, Charles, La Geometrie Secrete des Peintres.
Paris : Le Seuil, 1963.
CLEYET-MICHAUD , Marius, Le Nombre d’Or. Paris:
P.U.F. , 1985.
GHYKA , Matila, Estética das Proporções na Natureza e
na Arte. Aires: Poseidon Buenos
GHYKA , Matila, Le Nombre d’Or. Paris : Gallimard, 1927.
GOMBRICH, Ernest, The Sense of Order, London : Phaidon Press,
1984.
KENT , Sarah, Composition. London :
Eyewitness Art/ Dorling Kindersley Book , 1995.
KEPES , Gyorgy, Module, Symmetry, Proportion. London:
Studio Vista, 1966.
STOICHITA, Victor I., L’Instauration du Tableau, Genebra, Droz S.A., 1999.
Cor e luz:
ALBERS, Josef, La interacción del color. Madrid:
Alianza Editorial, 1984.
BALL, Philip, Bright Earth – Art and the invention
of color, Chicago, The Chicago University Press, 2003.
BRUSATIN , Manlio, Storia dei Colori. Torino:
Einaudi, 1983.
CARVALHO E SAMPAYO, Diogo de, Tratado das cores,
1787.
GAGE, John, Color y cultura, Madrid : Ediciones
Siruela, 1993.
ITTEN, Johannes, Art de la Couleur. Paris :
Dessain et Tolra, 1973.
PASTOUREAU, Michel, Dicionário das cores do nosso tempo.
Lisboa, Editorial Estampa, 1993.
WITTGENSTEIN , Ludwig, Anotações sobre as Cores. Edições
70, Lisboa 1989.
STOICHITA, Victor I., A Short History of the Shadow.
London :
Reaktion Books, 1997.
Espaço:
BACHELARD ,Gaston, A Poética do Espaço. S. Paulo: Martins
Fontes , 1993.
MOLES, Abraham, Psicologie de l’Espace, Paris, Casterman ,1978.
VAN
LIER, Henri , Les Arts de l’Espace, Casterman, Paris ,1971.
Linha:
BRUSATIN , Manlio, Histoire de la ligne [1993]. Paris:
Flammarion, 2002.
KANDINSKY, Wassily Ponto Linha Plano. Lisboa:
Edições 70, 1987.
Pensamento :
HALL , Edward T., A Dimensão Oculta. Lisboa:
Relógio d’Água, 1986.
MÈREDIEU, Florence de, Histoire Matérielle et
Immatérielle de l’Art Moderne, Paris, Larousse, 2004.
Tratados de Pintura:
NUNES, Filippe, Arte da Pintura, Symetria e
Perspectiva. 1767.
PACIOLI, Luca, La Divina proporción. Madrid:
Ediciones Akal, 1987.
VINCI, Leonardo da, The Notebooks of Leonardo da Vinci.
Oxford
Oxford University Press, 1986.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (coordenação), La Peinture, Paris, Larousse-Bordas, 1997.
Trabalhos teóricos de pintores:
AA.VV., Didáctica
da Educação Visual (coordenação
Rocha de Sousa), Lisboa, Universidade Aberta, 1995.
AA.VV., Fazer
Falar a Pintura, (coordenação de António Quadros Ferreira), Porto,
Universidade do Porto Editorial, 2011.
BACHELOR, David, Cromofobia,
Madrid, Editorial Sintesis, 2001.
HOCKNEY, David, Secret Knowledge: Rediscovering the Lost Techniques of
the Old Masters, Londres, Studio, 2006.
HONEGGER, Gottfried, Homo Scriptor, Paris, Les Presses du
Réel, 2004.
KANDINSKY, Wassily, De
lo Espiritual en el Arte, Barcelona, Barral, 1982.
KANDINSKY, Wassily, Ponto Linha Plano, Lisboa, Edições 70, 1987.
RICHTER, Gerhard, The Daily
Practice of Painting – Writings and Interviews 19762-1993, Londres, Thames
and Hudson / Anthony D’Offay Gallery, 1995.
SABINO, Isabel, A Pintura depois da Pintura,
Lisboa, FBAUL, 2000.
TÀPIES, Antoni, A
Prática da Pintura, Lisboa, Cotovia, Arte, 2002.
4. > Metodologia de ensino
(avaliação incluída)
As aulas são de carácter expositivo e teórico, com
recurso frequente a imagens.
Podem ser apresentados vídeos sobre a metodologias da
produção artística ou marcadas visitas de estudo no horário habitual das aulas
ou mediante outro a combinar.
Para uma mais rápida circulação da informação respeitante
a cada uma das aulas será utilizado um blogue e um endereço electrónico:
A avaliação é feita
com base num trabalho de análise de uma pintura e num exame escrito no período
das avaliações finais. A classificação final decorrerá da média aritmética
simples.
Critérios de avaliação:
1.
Demonstração dos conhecimentos específicos
explicitados nos conteúdos do programa.
2.
Rigor metodológico.
3.
Qualidade da comunicação escrita
4.
Capacidade de lançamento de discussão.
Ilídio Salteiro
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 9 de
Setembro de 2013.
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