Neste primeiro momento introdutório, enquadra-se a ideia de Composição no âmbito das noções de comunicação e cultura visual, de objecto ou espaço pictórico, abordando conceitos de Pintura, forma e estrutura numa contextualização histórica e estética que põe em destaque o fenómeno da desmaterialização crescente dos objectos artísticos na contemporaneidade e diferentes facetas do pensamento artístico e pictórico.
DESENVOLVIMENTO:
1. O fazer e o ver. A produção e o espectáculo. A oficina e a galeria. O eu e o outro (o pensamento é um «diálogo interior consigo próprio», Platão).
2. A origem da pintura: Platão, Aristóteles ou Benjamin. Plínio, Cennini, Vinci ou Honnerger.
3. Imitação, construção, multiplicação, exemplificação.
4. Forma e estrutura. Organização e composição.
5. Objecto e espaço pictórico.
6. Três situações e três modos de compor: medieval, barroco e contemporâneo (imagens da Bienal de Veneza). A obra como ícone, como representação e como presença.Enunciado de um trabalho de investigação: um artigo de dicionário para se entregue no dia 24 de Novembro.
2. A origem da pintura: Platão, Aristóteles ou Benjamin. Plínio, Cennini, Vinci ou Honnerger.
3. Imitação, construção, multiplicação, exemplificação.
4. Forma e estrutura. Organização e composição.
5. Objecto e espaço pictórico.
6. Três situações e três modos de compor: medieval, barroco e contemporâneo (imagens da Bienal de Veneza). A obra como ícone, como representação e como presença.Enunciado de um trabalho de investigação: um artigo de dicionário para se entregue no dia 24 de Novembro.
1 comentário:
Eu quero uma explicação sobre os elementos da composição na pintura que é da evp!
Enviar um comentário